Remoção de Rouge


Remoção de Rouge

Grupo Humma, mais de 20 Anos tratando superfícies

Remoção de Rouge (Derouge)

Sistemas de aço inoxidável para água, vapor ou produtos que são limpos e descontaminados pelo Grupo Humma atendem plenamente as exigências de estarem livres de corrosão. Se uma empresa impõem protocolo ou alguma outra agência externa – muitas organizações são obrigadas a assegurar que a corrosão (ferrugem ou rouge) não esteja presente em seus sistemas, tanques, vasos ou equipamentos de produto e distribuição. Remover a corrosão, também citado como fazer o “derouge”, é fundamental para a segurança do produto e também aumenta a vida de sistemas e equipamentos. O rouge não apenas pode causar a degradação da superfície, mas também expõe contaminantes no produto final. Além disso, áreas com rouge podem agravar problemas de contaminação microbiológica dentro do sistema causando uma maior contaminação.

O Grupo Humma utiliza a tecnologia Derouge-H® para casos de contaminação por Rouge, onde foram desenvolvidos produtos específicos em nossos laboratórios, à base de quelantes e surfactantes, os quais realizam a remoção de tais focos de contaminantes por quelação complexa, além da remoção de outros contaminantes na superfície de contato de sistemas e equipamentos de aço inoxidável já em uso e que, a curto prazo podem prejudicar em muito a integridade dos mesmos.

Faz parte também de um programa mais completo voltado a sistemas críticos de alta pureza, o PLPH (Programa Preventivo de Limpeza Química & Passivação Humma).

O Grupo Humma oferece uma gama de reagentes e processos para tratar e remover o rouge.

O rouge pode ser classificado como Tipo I, Tipo II e Tipo III.

O Rouge Tipo 1 se origina em fontes externas. Geralmente aparece como uma leve “poeira” vermelha ou laranja aderida na superfície. A maioria do rouge tipo 1 são provenientes de partículas de óxido de metais que são desprendidas pela erosão de rouge ou cavitação em impelidores de bomba ou partes internas. Este tipo de rouge é relativamente fácil de ser removido quimicamente ou por eletropolimento. Geralmente, ele pode até mesmo ser eliminado. A superfície deve ser passivada após a remoção de rouge Tipo 1.

O Rouge Tipo 2 se forma no local onde ele é visto (in situ) e é muito freqüente ser induzido pela exposição ao cloreto. Ele normalmente tem uma coloração vermelha, laranja avermelhado, ou marrom. Ele pode ser removido quimicamente através de formulações de derouge mais agressivas ou por eletropolimento. A superfície deve ser passivada após a remoção de rouge Tipo 2.

O Rouge Tipo 3 normalmente contém uma forma de óxido de ferro chamada magnetita, que é de coloração preta e se forma em sistemas de vapor de alta temperatura. É freqüente ter um teor de sílica relativamente alto em muitos casos o que o torna resistente à remoção química, necessitando o uso de reagentes mais agressivos. Quando encontrado em um tubo eletropolido é mais firmemente aderido e brilhante. Em superfícies rugosas é menos firmemente aderido e pode ter uma aparência de pó. O rouge tipo 3 é removido por soluções química agressivas, ou por polimento mecânico e/ou eletropolimento.

Cada tipo de rouge tem um reagente e processo específicos para remediação. Após o derouge, é imperativo que se Passive para fornecer melhor resistência à corrosão. A Passivação do Grupo Humma assegura maiores níveis de cromo na superfície, o que por sua vez produz ótima resistência à corrosão futura.

O Derouge pode ser confirmado por inspeção visual, ou por análise química de superfície. O Grupo Humma também fornece pacotes de documentação para registros de manutenção de equipamentos para cada trabalho que realizamos com nossa tecnologia especializada.

Nossos trabalhos incluem equipes capacitadas com equipamentos e reagentes desenvolvidos com finalidade específica, no intuito de fornecer versatilidade de aplicação e garantir alto desempenho dos serviços oferecidos. Se o seu sistema, equipamento ou componente está com algum problema relacionado à remoção de contaminante de ferro, remoção de biofilme, limpeza de precisão, ou algum outro tipo de exigência de limpeza, por favor contate nossa consultoria profissional.

Capacidade

- Tanto em superfícies novas como em uso.

- Por banho, circulação ou aspersão.

- Desde peças pequenas a equipamentos de grande porte.

- Em sistemas críticos de alta pureza.

Tratamento de Efluentes e Resíduos

O Grupo Humma mantém, em suas instalações, uma planta para tratamento de efluentes em que toda água residual e produtos químicos utilizados em determinado serviço são enviados para tratamento.

Documentação Eficiente

Nós sabemos o quão importante é a validação para suas operações. Por isso, o Grupo Humma oferece pacote de documentação completa.

Aplicações do Derouge Humma

- Tubos e Tubulações

- Peças, Válvulas, Bombas e Acessórios

- Equipamentos e Componentes Industriais

- Tanques, Vasos e Trocadores de Calor

- Fermentadores, Evaporadores e Autoclaves

- Destiladores, Condensadores e Geradores de Vapor Puro

- Sistemas PW, DI, WFI e Vapor Puro e Equipamentos associados.

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA
SUPERFÍCIES EM AÇO INOXIDÁVEL E LIGAS ESPECIAIS

  SAIBA MAIS  
Desenvolvido por