Desinfecção & Remoção de Biofilme


Desinfecção & Remoção de Biofilme

Grupo Humma, mais de 20 Anos tratando superfícies

Desinfecção & Remoção de Biofilme

O Grupo Humma tem uma série de experiências e casos de sucesso na resolução de necessidades em desinfecção de sistemas críticos com contaminação microbiológica. A remoção de Rouge e a Passivação são trabalhos importantes que são realizados em conjunto com a desinfecção para evitar o desenvolvimento microbiológico. Nossos produtos são elaborados para remover e eliminar a contaminação ao nível de desinfecção ou esterilização. A desinfecção durante a pré-montagem de sistemas novos ou após paradas de manutenção podem prevenir futuros problemas de contaminação. Os consultores e engenheiros do Grupo Humma são especialistas capacitados para fornecer orientações e interpretação de dados para assegurar o controle a longo prazo para problemas persistentes.

A frota de veículos, skids móveis, equipamentos e reagentes do Grupo Humma permitem que sejam supridas as necessidades de desinfecção e descontaminação em campo. Também poderão ser processadas tubulações, tubos, conexões, acessórios, e outros componentes em nossa oficina de serviços. Resposta imediata a interrupções de emergência e utilidades críticas são rotineiramente fornecidas.

Com experiência de mais de 20 anos em Limpeza e Descontaminação de Sistemas o Grupo Humma já limpou e/ou descontaminou equipamentos, peças, componentes e sistemas para uma infinidade de indústrias com sistemas críticos e aplicação. Nossos técnicos e engenheiros já foram chamados para fornecer orientações e consultoria em algumas instituições de grande prestígio, incluindo a Eletronuclear, Ipen, USP, Fiocruz e outros.

Nós temos programas para Limpeza e Descontaminação de sistemas que atendem à necessidade de limpeza em indústrias com sistemas críticos como as aeroespaciais, militares, médicas, farmacêuticas, cosméticas, nucleares, entre outras.

Desenvolvimento Estratégico

O GRUPO HUMMA, ao longo dos anos, observou que as indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de biotecnologia, enfrentavam problemas sérios em relação à contaminação microbiológica e biofilme nos sistemas críticos de alta pureza, e diante de tal cenário, se empenhou em desenvolver soluções que pudessem ir de encontro a tal necessidade.

Tecnologia Bioremove-H®

Tecnologia de limpeza desenvolvida pelo GRUPO HUMMA, especificamente para os casos de remoção de contaminação microbiológica e biofilme em superfícies de aço inoxidável, com procedimentos e equipamentos específicos para esta finalidade.

Estudos revelaram que a superfície mesmo passivada, ao entrar em contato com contaminantes orgânicos e/ou inorgânicos, podia perder o seu equilíbrio, iniciando assim, um processo de depassivação. Notou-se que tal situação era intrínseca aos sistemas críticos de água purificada.

A depassivação é um fenômeno que torna o sistema mais vulnerável ao aparecimento de rouge, e quando este se instala, aumenta a possibilidade de contaminação microbiológica, pois torna-se local favorável ao ancoramento das bactérias plantônicas flutuantes no substrato, estas por sua vez, ao se multiplicarem, dão origem às colônias que ao atingir as condições necessárias para agregar nutrientes, resíduos e outros microorganimos, acabam formando o biofilme.

O que é Biofilme

Biofilmes são complexos ecossistemas microbiológicos embebidos em uma matriz de polímeros orgânicos extracelulares de natureza polissacarídea ou proteica, também conhecida como glicocalix, aderidos a uma superfície que contém partículas de proteínas, lipídios, fosfolipídios, carboidratos, sais minerais e vitaminas, entre outros, que formam uma espécie de lodo debaixo do qual, os microorganismos continuam a crescer, formando um cultivo puro ou uma associação com outros organismos.

Como se forma o Biofilme em Sistemas Críticos de Alta Pureza

Sob determinadas condições, os microorganismos se aderem, interagem com as superfícies e iniciam o crescimento celular. Essa multiplicação dá origem à colônias e quando a massa celular é suficiente para agregar nutrientes, resíduos e outros microorganismos, está formado o BIOFILME.

Tal situação é intrínseca aos sistemas críticos de alta pureza presentes na indústria farmacêutica, alimentícia, cosmética e biotecnologia.

Engenharia & Desenvolvimento

Além da avaliação direcionada e suporte para limpeza e descontaminação de equipamentos e sistemas complexos, o GRUPO HUMMA, desenvolveu esta tecnologia para garantir uma solução total e efetiva para remoção da contaminação microbiológica e Biofilme.

A aplicação da Tecnologia Bioremove-H® remove efetivamente o Biofilme dos sistemas, solucionando o problema de maneira eficaz, rentável e segura.

Tratamento de Efluentes e Resíduos

O Grupo Humma mantém, em suas instalações, uma planta para tratamento de efluentes em que toda água residual e produtos químicos utilizados em determinado serviço são enviados para tratamento.

Documentação Eficiente

Nós sabemos o quão importante é a validação para suas operações. Por isso, o Grupo Humma oferece pacote de documentação completa.

Aplicações da Desinfecção & Remoção de Biofilme Humma

- Destiladores WFI

- Geradores de Vapor Puro

- Tanques e Vasos de Estocagem WFI

- Loops de distribuição de água WFI, PW e Vapor Puro

- Reatores e Loops de Transporte de Produto

- Sistemas de Água DI e USP

- Vasos de Pressão e Fermentadores

- Liofilizadores e Autoclaves

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA
SUPERFÍCIES EM AÇO INOXIDÁVEL E LIGAS ESPECIAIS

  SAIBA MAIS  
Desenvolvido por